Lambreta
Após a 2ª Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti enfrentou
o trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura. A
fábrica estava situada em Lambratte, Milão, que havia sido reduzida a escombros
e fumaça. Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país eram
duas: iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e
prover a população de um meio de transporte barato e seguro.
Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre e
projetaram um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção
melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas: chuva,
frio, neve, etc. Esse veículo foi a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após
um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A primeira Lambretta foi
nomeada naturalmente de Modelo UM, e tinha como característica um motor de dois
tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava
ao novo modelo 123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400
rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM rodava
até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento forte de venda em uma
Itália escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava
montada era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava
os pés.
In Wikipédia
História da Lambreta no mundo
Ferdinando Innocenti, italiano
nascido em 01 de setembro de 1891, após concluir o 3° ano da escola técnica,
juntou-se ao seu pai um ferreiro. Aos 18 anos, iniciou com sua família um
negócio de compra de ferro utilizado na drenagem dos pântanos de Maremma. O ferro
era trocado por óleo, que era vendido gerando grandes lucros.
Em 1920 iniciou estudos sobre
possíveis aplicações com tubos de aço. Após muitas dificuldades,
com o grande crescimento econômico da Itália devido a política fascista na
década de 20, Ferdinando trabalhou para o crescimento de sua indústria,
fornecendo seus tubos de ferro para as mais diversas
aplicações: Andaimes, torres de alta tensão, portões, cercas,
postes, sistemas de irrigação, drenagem, canos, equipamentos de ginástica, esgrima,
tubos para termoelétricas, gás, cilindros de ar-comprimido, tanques para vagões
de trem, eixos para hélices, tubos para indústria automobilística, vidraceira e
muitas outros. Usos muito variados, porém tecnicamente a produção dos
tubos de ferro não era muito diferente.
Após a II Guerra Mundial
Ferdinando Innocenti, enfrentou o árduo trabalho da reconstrução de sua fábrica
situada em Lambratte (daí o nome Lambretta), Milão, que havia sido
vermelhouzida a uma pilha escombros e fumaça durante bombardeio dos Aliados.
Percebeu neste momento que as necessidades primárias de seu país eram duas, a
primeira era a de começar a produção de equipamento industrial e maquinaria
pesada; e a segunda prover de um método barato e seguro o transporte da população.
Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre
que idealizou um veículo de baixo custo de produção , barato de se manter, e
com proteção melhor que uma motocicleta para as mudanças de tempo (chuva, frio,
neve, etc.): a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em
1947, depois de um ano gasto com desenvolvimento e teste do novo protótipo. A
primeira Lambretta foi inspirada num veículo militar modelo “Cushman”,
empregado pelo exército americano durante a II Guerra que era utilizado para
transporte individual de uma divisão motorizada
Naturalmente foi batizada de
Modelo UM, que tinha como característica um motor de dois tempos com um único
cilindro, e enfadonho, mas eficiente pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto
dava ao novo modelo, 123 cc de potência e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm.
Operando com taxa de compressão na relação de 6:1 , o Modelo UM desenvolvia até
33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um ponto forte de venda, em uma Itália
escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava montada,
era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os
pés.
A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos do
Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação
da fábrica Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas em 1955 , como uma
licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo, coincidiu com a moda
mundial da motoneta ( scooter ), na década de 50. A produção entre 1958 e 1960,
o apogeu da marca, superou a quantidade de 50.000 unidades por ano.
Um dos pontos fortes da Lambretta
era a boa estabilidade, devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo
motor próximo da roda traseira. O motor 2 tempos tinha boa refrigeração mesmo
em Marcha lenta, proporcionada por uma ventoinha.
A partir de 1960 foi lançado o
modelo LI (corresponde ao modelo “série 2 ” que foi lançado pela Innocenti na
Itália em outubro de 1959) que substituía o eixo cardan por corrente, câmbio de
4 Marçoas, pneus aro 10″ ao invés de 8″ além de outras modificações, inclusive
na versão Lambrecar.
Em 1964 a fábrica lançava uma
versão com um motor mais potente, O modelo X de 175cc. Muda sua denominação
para Cia. Industrial Pasco Lambretta , fazendo apenas uma mudança da razão
social: Pasco é a abreviatura de Pascowitch, nome do proprietário da empresa
desde sua implantação inicial.
Em 1970 Felipe Pugliese, então o
maior acionista, comprou a fábrica juntamente com o empresário Oliveiro
Brumana. mudando a razão social da fábrica para Brumana & Pugliesi S.A. –
Indústria e Comércio de Motores e Veículos. Começou então uma tentativa de
recuperação da fábrica: foram construídas novas instalações, na via Anhangüera,
com 19 mil metros quadrados de área e 12 mil construídos. Foi adquirido maquinário
completo para produzir uma 125cc nacional.
Em 1971, numa tentativa de
melhorar o mercado, a Lambretta lançou uma moto híbrida com motoneta, a Xispa,
com projeto e componentes totalmente nacionais em versão de 150cc e 175cc que
ficou em linha até 1979.
Mas a indústria automobilística já
tinha se implantado e o mercado das motocicletas se aquecia com a entrada das
japonesas. A Lambretta quase fechou neste momento. Em 1976 a Brumana Pugliese
lança o ciclomotor Ponei, utilizando componentes da Xispa e um motor parecido
com o da Garelli, ficando em linha até 1980.
O modelo LI evoluiu para a bela
Cynthia lançada em 150 e 175cc, ao mesmo tempo que era lançada a MS150 que era
mais estreita que a primeira e tinha as tampas laterais cortadas, pelo que
recebeu o apelido de “mini saia”.
Mas faltou capital e a Honda e a
Yamaha lançaram primeiro suas 125 cc, e o maquinário ficou guardado em um canto
da indústria, sem qualquer utilização. A Lambretta parou de produzir a motoneta
(scooter) e passou por uma grande crise. Finalmente em 1979, como último
suspiro, lançou a Lambretta Br Tork nas versões 125P, 125T e de 150cc, voltado
para o segmento de veículos populares com preços acessíveis.
A fábrica faliu em 1982. Sua
congênere na Argentina a Siambretta fechou as portas no final da década de 60.
Hoje a Lambretta ainda é produzida na Índia pela “S.I.L” ( Scooters India Ltd)
porém somente o triciclo conhecido como “Tuk Tuk”.
In Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil
Jà percorri Paris numa Lambreta elegante!
Uma sensação de Liberdade infinita...
Uma sensação de Liberdade infinita...
Gostava de ter uma...
para ir para a escola...
Mas...
para ir para a escola...
Mas...
Teria de ser VERMELHA!
Lola