sábado, 17 de dezembro de 2016

Musica de Mar





Musica de Mar

A arte tem um poder transformativo enorme. Perante vários desastres e atrocidades, os artistas conseguem modelar a História e transformar passados horrendos em algo lindo. Isto aconteceu na cidade croata Zadar, quando o arquitecto Nikola Bašić foi chamado a participar no projecto de reconstrução da cidade, que tinha sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial.





Perante a devastação dos tempos da guerra, a linha costeira da cidade tinha sido reconstruída rapidamente, tendo um muro de betão a vedar o oceano. Num esforço de recuperar a história da cidade, que tem a sua origem na Idade da Pedra, as autoridades da cidade pediram ao arquitecto que criasse uma instalação pública, que se interligasse de alguma forma à costa única e deslumbrante de Zadar.





Surgiu assim o Órgão do Mar de Zadar, inaugurado em Abril de 2005, pois se é para incorporar a linha costeira da cidade, Bašić decide incluir o Mar Adriático também! Sem igual, o órgão é uma instalação que produz música com as próprias ondas do mar. Baseado no hydraulis, órgão de água criado na Grécia Antiga, o Órgão do Mar de Zadar tem 7 tubos centrais que conectam outros 35 tubos. Quando a água do mar entra no tubo de plástico submergido, move o ar nestes tubos, criando sons incríveis pelas aberturas nas escadas no topo do passadiço.




Este design apoia-se nos princípios harmónicos com a variação de comprimentos dos sete tubos centrais. O resultado é um som quase orquestral gerado pelas ondas do mar, levando todos as pessoas a pararem os seus passeios e ouvirem os verdadeiros sons do oceano.









Fique com os vídeos e as fotos deste incrível órgão e oiça os lindos sons que a Natureza, com um pouco de ajuda, consegue transmitir!







Ouça agora o som...






https://www.youtube.com/watch?v=LBhk5KFwLVc

                                             Lola