quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

So long, Leonard Cohen




So long, Leonard Cohen

Hoje morri contigo!
Morri nos braços das tuas melodias, no arrastar da tua voz como que a exigir uma atenção redobrada ao bailado das palavras que, docemente, brotavam do teu coração!
Foram quarenta anos contigo! Muito, muito tempo!
Povoavas o meu imaginário de menina pelas narrativas dos teus poemas que se abraçavam ao meu corpo cada vez que as entranhava no meu ser!
Ao som da tua voz construí sonhos, vivi futuros, sublimei infortúnios e fiz viagens em espaços e tempos, provavelmente, menos preenchidos sem o calor da tua voz!
A vida foi passando...e era tanta a necessidade do teu ser melodioso que me fui convencendo que eras eterno!
Procurei na poesia de Lorca a tua inspiração, o teu apego ao amor, à vida, à pessoa  e ao sobrenatural! 
Fizeste oitenta anos e eu comprei o teu álbum que surgiu por essa altura! E saboreei o seu conteúdo com redobrado sentido de prazer! Caramba, o meu musico de sempre teve esta ousadia e determinação de nos presentear com algumas melodias que me vão acompanhando nas viagens da existência vivida!
E eis senão quando surge o novo álbum...o ultimo que jà vive comigo e acompanha a tua obra que possuo quase que integralmente!
Ai, já te desejas partir em serenidade! Eu que te sentia eterno vejo como, serenamente, preparas o momento da partida! Tu que tantas vezes ajoelharas no (en)cantar das tuas melodias únicas e doces, dirigias-te, com humildade determinada a alguém a quem confessavas: "I'm ready my Lord!" 

10 de Novembro de 2016!

A noticia que eu não queria chegou:às primeiras horas da madrugada de hoje morria Leonard Cohen o meu poeta e cantor, a minha inspiração de momentos de solidão existencial, o meu companheiro de canções demorada e enternecidamente sentidas e muito, mas muito mais do que ouvidas!
Ao meu lado o teu ultimo e sussurrado disco, "You Want It Darker".onde de modo frontal e impiedoso referes a tua mortalidade e assumes que  "I'm ready my Lord!" !
Eu, porém, não estava preparada para te ver partir!
Continuas aqui, numa caixinha preta e vermelha, em que guardo os teus CD"s a lembrar-me que foi muito bom ter assistido à vida contigo e que ninguém como tu me disse palavras de amor e esperança que retenho, demoradamente, no meu coração!

Afinal...como tu tão bem cantavas num olhar sereno e intransferível...

I'm your man!

Sê-lo-às sempre, Leonard Cohen!





So Long, Leonard Cohen!

                                           
                                              Lola