segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Diana




Diana


Querida filha:

Há um ano iniciaste a viagem da eternidade com a serenidade e a dignidade com que viveste.
            Inesperadamente, aconteceu na minha vida aquilo que eu, teoricamente, mais temia: perder um dos filhos. Dissera eu, quinze dias antes, numa turma que “seria a única coisa que não aguentaria”.
            E hoje aqui estou! Sofredora, mas de cabeça levantada, como tu sempre quiseste.
            Tenho muitas saudades da nossa amizade, da nossa cumplicidade, do teu lado sorridente, crítico e humano.
            Choro por ti todos os dias, Diana. Espalhei a tua imagem por cada um dos compartimentos da nossa casa. 
Um pintor croata imortalizou o teu sorriso num quadro que me acorda todas as manhãs.
            Recordo-te com orgulho em sentir o quanto me admiravas. Por isso, hoje, um ano depois (e porque só agora me é possível fazê-lo) quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram a viver este ano: aos meus alunos e aos seus pais, aos meus amigos e colegas, a toda a minha escola, às meninas da universidade, às pessoas que com um olhar, gesto ou palavras sentiram o meu sofrimento e às mães de Arouca que já passaram a dor sentida da perda.
            Um dia antes de partires, disseste-me: “Estás a olhar muito bem por mim, um dia também vou olhar assim por ti”.
            Que, no céu, também tu possas continuar com o sorriso aberto sobre todos nós.

                                                                                                        Mãe
                                                                                              Afonso e João 


 A todos...

Há um ano enviei um anjo para o céu.
Obrigado por me ajudarem nesta reaprendizagem pela vida.
Um abraço com um nome – Diana.


Mãe