terça-feira, 22 de outubro de 2013

Gosto




                               
                                 Gosto!


Chamam-me, desde a infância, Lola... e eu gosto...

Gosto de ser morena, baixa, olhos castanhos e cara redonda.
Gosto de ser frontal, extrovertida, meiga, persistente, lutadora e educada.
Gosto de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Xutos, Sérgio Godinho e Jorge Palma.

Gosto de Simon e Garfunkel, Leonard Cohen, Jacques Brel, Doors, Cat Stevens e U2
Gosto de Bacalhau à Gomes Sá e Francesinha.
Gosto da família que é o Porto de Abrigo – o meu suporte de vida...com alegrias e desilusões!

Gosto de pessoas sinceras, alegres, com bom humor, elegantes no trato e tolerantes.
Gosto dos focinhos húmidos dos meus cães e daquela forma ternurenta de me olhar!
Adoro uma boa conversa sem tempo e num espaço de serenidada luminosa!
Gosto de  escrever textos reflexivos!

Gosto de ensinar Filosofia!
Gosto de viajar para a multiculturalidade
 Gosto de artesanato e de fazer ponto de cruz,
Gosto de uma piada engraçada  e de Fernando Pessoa.

Gosto de beber água, de ler a HOLA, de sapatos, de ver o telejornal, de música, de combinar as cores,!
Gosto do Benfica, de Miguel Torga,  de Saramago e Almada Negreiros.
Gosto duma boa gargalhada. 

Gosto de brincar com os meus alunos. 
Gosto da minha cara de boneca . 

Gosto de pastéis de mil folhas.

Gosto de musica sertaneja. 
Gosto da expressão ADORO-TE! 


Gosto do azul do céu e do mar. 

Gosto de nuvens brancas. 

Gosto de cuidar o Outro. 

Gosto de filmes  que exprimem valores!

Gosto de KANT e do imperativo categorico! 

Gosto de sorrisos envolvidos por transparência. 

Gosto da grandeza da minha casa e do espaço do meu escritorio. 

Gosto de jarros, hidranjas, rosas e amores-perfeitos. 

Gosto de livros, de lhes tocar e de dormir com eles ao lado.


Gosto dos momentos em que alguém se abre numa fragilidade desconhecida! 

Gosto das minhas mãos e do que elas sentem e transmitem. 
Gosto de proteger o meu sono e os meus sonhos. 

Gosto do meu cabelo vermelho  . 

Gosto de conversar com pessoas interessantes e fantasticas!

Gosto de olhares profundos e perfurantes. 

Gosto de dar a mão e sentir a mao do outro. 

Gosto da minha colecção de frascos de perfume. 

Gosto  do mar e não gosto da praia – o sol quente, beijando o meu corpo, enerva-me! 


 Gosto de conduzir o meu carro, ouvindo musica. 

Gosto de conversar desinteressadamente
Gosto de homens e mulheres elegantemente bem vestidos. 
Gosto muito do silêncio .

Gosto de sítios que ainda quero visitar - Santorini, Viena e Roma!


Gosto de aneis , colares e brincos grandes, coloridos e vistosos.

Gosto de recordar a minha filha DIANA e a minha mãe ROSA que jà partiram para o céu!
Gosto de carteiras de marca!
Não gosto de ocupar cargos politicos!
Gosto de usar batôn vermelho!

Gosto de dizer e mostrar o que sinto. 
Gosto de chocolate com amêndoas. 

Gosto que me abracem de corpo inteiro 

Gosto de animais e trato-os como filhos!


Gosto da sedução que se intensifica através das palavras. 

Gosto muito de Paris e de passear sozinha pelas ruas da cidade. 

Gosto  de mexer a terra do meu jardim e da piscina!

Gosto de Museus D'orsey, Louvre e  Prado! 

Gosto da liberdade e sou incontrolàvel por quem quer que seja!


Gosto do Bairro do Cerco, no Porto

Gosto de Coimbra, vista da ponte. 
Gosto de adormecer sozinha com pensamentos que são so meus... 
Gosto de um olhar moreno que sorri espontaneamente. 

Gosto de sentir o amor platonico!

Gosto de olhar o mar, o pôr-do-sol, com a mão apertadinha na outra. 

Gosto de estar  sozinha, quando é preciso pensar. 
Gosto de beijar suavemente um rosto que me agrada. 

Gosto de roupas coloridas, com bolinhas, pintinhas, rendas e nervuras. 

Gosto de oferecer livros e quadros!


Gosto do espirito boemio!

Gosto do fado de Coimbra!

Gosto dos sons da Natureza. 
Gosto de acordar com o cantar de um galo!

Gosto de rir em conjunto. 

Gosto de sonhos ainda que estes sejam distantes do aqui e agora!.


Gosto das expressões do Porto! 

Gosto daquela voz suave e sedutora!
Gosto de andar pela cidade de autocarro!
Gosto de gostar mesmo que o Outro não saiba!
Gosto de recordar a minha meninice feliz .
Gosto de ouvir os grilos cantar na noite quente! 


Gosto pouco de me levantar cedo, da arrogância, da falta de respeito, de álcool e de filmes de ficção
Não gosto de traição,  mentira,  frio,  violência,  hipocrisia,  autoritarismo e golas altas.
Gosto da família, dos alunos e de animais, 
Gosto de  homens que lutam por ideais como Nelson Mandela.
Gosto (sem saber) de nadar, andar de bicicleta, desenhar, dançar e fazer bolos.

Gosto de ver os meus filhos e os meus alunos pessoas éticamente responsáveis.
 Gosto de  ver a Palestina como país independente.
Gosto da palavra  SAUDADE.
Gosto mais de perguntas que de respostas!

Gosto de ser intelectualmente curiosa!
Gosto de saber que quando era pequena queria ser professora ou advogada.
Gosto da escola porque ela é o espaço que nos ajuda a crescer e a desenvolver os alunos.
Gosto muito de ser professora de Filosofia!
Gosto de ser cada vez melhor.
 Gosto de estar sempre aberta às críticas responsáveis dos meus alunos.

Gosto duma boa gargalhada. 

Gosto de brincar com os meus alunos. 

Gosto da minha cara de boneca . 

Gosto da palavra ternura, cuidado e amante. 

Gosto do azul do mar e do vermelho forte. 

Gosto de dias de chuva

Gosto de musica francesa 


Gosto de filmes que acabam bem. 
Gosto muito de ler e de escrever!

Gosto de sorrisos cheios de alegria. 

Gosto da minha casa e do cheiro da terra. 
Gosto da cidade de Coimbra

Gosto dos momentos em que alguém està ali perto de mim! 

Gosto das minhas mãos  a tocar um rosto. 
Gosto de proteger o meu sono e viver os  meus sonhos. 

Gosto de olhos castanhos em pele morena. 

Gosto de apreciar pessoas interessantes e de as elogiar!
Gosto muito de expressar afectos.

Gosto de ser desalinhada!
Gosto de rir e sorrir.
Gosto de olhares profundos e misteriosos. 

Gosto de dar a mão e sentir a mao apertando na minha .
Gosto de cestos e vasos de barro;
Gosto de plantas e de memorias.
Gosto de falar com os meus (ex) alunos que continuam  alunos meus, sem ex! 

Gosto de um abraço de corpo inteiro!



E há alguem  de quem eu gosto tanto que  me faz sentir serena e infinitamente  feliz!


Gosto tanto de ti, sabias?


E da Filosofia...


Acho que FILOSOFIA é um saber interessante que em muito poderá contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos e para a sua atitude crítica face ao mundo que requer mudanças continuas e continuadas!







Lola