sexta-feira, 25 de abril de 2014

Afectos - O Forno





O Forno

Estes são os meus vós maternos: Maria e Manuel. 

Eram agricultores e criaram uma família numerosa de dez filhos. 

Lá em casa, dizia a minha avó, que nunca se passou, propriamente, fome! No entanto em tempos da segunda guerra mundial, conta a minha mãe que se viveram dias de muita dificuldade porque o açucar e o arroz eram racionados, ou seja, distribuídos às famílias mediante a apresentação de uma senha. 

Em casa dos meus avós, como em tantas outras, uma sardinha era dividida por três e comia-se um franguito no dia da festa da padoeira là da vila!

Os filhos mais velhos ajudaram a criar os mais novos enquanto os pais trabalhavam no amanho das terras

. Só ía à escola quem queria e, por isso mesmo, a maioria dos irmãos da minha avó, que tem hoje cerca de oitenta e dois anos, não completou os quatro anos da escola primária.

Alguns apenas assinam, com muita dificuldade, o seu nome!





Em casa dos meus avós havia um forno grande de pedra que estava diariamente aceso com lenha de monte que as mulheres adultas traziam para os fundos da casa!

Era, precisamente, esta  a lenha que  cozia o pão para a família.

 No tempo da segunda guerra mundial os meusavós recebiam a farinha da câmara e coziam o pão para as pessoas necessitadas que o vinham buscar lá a casa.

Os meus avós ajudaram muitas famílias de Arouca que lhe ficaram eternamente agradecidas.

Aliás a minha avó foi uma "parteira" muito requisitada na época e ajudou muitos bebes a nascer... alguns ainda falam disso hoje à minha mãe.

Quanto ao forno...bem, o forno lá permaneceu  até depois da morte deles.

A minha avó morreu primeiro com cerca de sessenta anos e o meu bisavô nunca superou as saudades tendo falecido cinco anos mais tarde!

Arouca antiga

                                            Lola